PARA BATER META, CERCA DE 100 MIL MORADORES AINDA PRECISAM SE VACINAR CONTRA A GRIPE NO SUL DE MG

Em MG, apenas grupos prioritários continuam recebendo doses da vacina nos postos de saúde.

 

A Dois dias do fim, o alcance da campanha nacional de vacinação permanece abaixo da meta de 90% do público alvo no Sul de Minas. Segundo dados do Ministério da Saúde, 81,72% dos moradores com direito à gratuidade do serviço foram vacinados na região até a manhã desta quarta-feira (7). Para alcançar a meta, 103.755 pessoas ainda precisam passar pelos postos de saúde. Para atender esse público, a campanha, que terminaria em 26 de maio, foi prorrogada para até 9 de junho.

Na última sexta-feira (2), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina gratuita para toda a população, mas a medida passou a valer apenas em alguns estados. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirmou na segunda-feira (5) que manteria o atendimento exclusivo para o público prioritário porque não teria condições de oferecer doses para toda a população. Segundo o órgão, havia em estoque, no início da semana, 1,6 milhão de doses, enquanto o estado tem uma população de mais de 20 milhões de habitantes.

 

Integram o grupo prioritário pessoas acima de 60 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e crianças entre seis meses e menos de 5 anos de idade. A vacinação ainda é voltada para trabalhadores da saúde, professores das redes pública e particular de ensino, povos indígenas aldeados e população privada de liberdade. A meta este ano é alcançar ao menos 90% dessas pessoas, o correspondente a pouco mais de 5 milhões de mineiros. No Sul de Minas, o público alvo é estimado em 567.647 pessoas.

Nas quatro regionais de saúde existentes no Sul de Minas, a de Varginha (MG) é a que mais vacinou desde o início da campanha, em 17 de abril. Mais de 150 mil pessoas foram aos postos das 50 cidades que compõem a regional até esta quarta-feira, o equivalente a 83,87% dos grupos prioritários. Em seguida aparece a regional de Alfenas (MG), que alcançou 82,27% da população. Nos 53 municípios da região de Pouso Alegre (MG), a vacina chegou a 81,96% dos moradores. Na região de Passos (MG), 76,25% dos sulmineiros foram imunizados.

 

Fonte:globo.com

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.


*