CATÓLICOS CELEBRAM QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Compartilhe nas Redes Sociais

Data é marcada por conversão, silêncio, oração, penitência e jejum; veja a programação da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, um dos períodos do ano mais importantes para os católicos. Neste ano a data é celebrada no dia 1º de março e, para os fiéis, é tempo de conversão, silêncio, oração, penitência e jejum. Durante as celebrações, os católicos são marcados na testa com cinzas que simbolizam a fragilidade e pequenez humanas, um apelo à conversão.

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, na Quarta-feira de Cinzas, celebra Missa no Santuário Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, às 15h. Mais tarde, às 18h15, o bispo auxiliar dom João Justino celebra Missa no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175, bairro Funcionários).

A data foi instituída há muito tempo na igreja. Para os antigos judeus se sentar sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as cabeças dos fiéis fazem lembrar que todos vão morrer; que são pó e que ao pó da terra voltarão.

Segundo a Igreja Católica as cinzas são símbolo da fragilidade humana. Com a imposição das cinzas, tem início um período relevante para todo cristão que deseja se preparar para viver o mistério pascal, a paixão, morte e ressurreição de Jesus.

 

Fonte:globo.com

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.


*